sábado, 14 de maio de 2011

A batalha digital contra o comércio de peles no Brasil

Sabendo de toda a crueldade que envolve o processo de fabricação de peles verdadeiras, o consumidor brasileiro não ficou calado. Protestos a nível nacional estão fazendo as empresas recuarem no uso de peles... e essa onda gigantesca de manifestações comoçou com frases de apenas 140 caracteres.

Após ficar mais de 48h no Top Trends do Twitter –a lista de temas mais comentados no momento-, a Arezzo firmou o compromisso de não usar peles em coleções futuras e retirar todos os produtos com pele de suas lojas. Bingo! O ativista brasileiro acabara de descobrir uma nova ferramenta.

O VegTemas surgiu para organizar essa ferramenta, pelo Orkut e Facebook são combinados dias e horários específicos para Twittar uma tag específica, com objetivo de subir aos Trends e dar visibilidade ao movimento.

O primeiro Twittaço aconteceu no dia 27 de abril, e a tag escolhida foi #colcci. Em apenas quatro horas de protesto digital, antes mesmo de chegar aos TTs, a Colcci postou uma nota em sua página oficial do Facebook alegando que não utilizaria mais peles em suas coleções, e que o único produto com pele verdadeira, uma bolsa, seria retirada de circulação.

Depois de uma vitória como essa, os ativistas se animaram ainda mais!

A próxima empresa ecolhida foi Le Lis Blanc. Depois de 4hrs nos Trends, com 12.900 Twitts do Brasil todo, a tag #LeLisBlood passou uma mensagem forte à empresa: Nós não queremos peles. A Le Lis, que já vinha apagando comentários no Facebook, não se manifestou... ainda.

Hoje, chegou a vez da M. Officer. O presidente da empresa, Carlos Miele, disse em uma palestra que “Os animais devem ser consumidos até o osso”. A frase virou quase um slogan da empresa nas comunidades pelos animais do Facebook. Preocupados, os assessores de imprensa da M. Officer emitiram um comunicado dizendo que “respeitam” os animais e as peles são “sobra” da indústria da carne. Parece que eles precisam de um dicionário...


O Twittaço começou às 9h da manhã e promete continuar ao longo do dia.

Twitte a tag #M_Officer e grite para o comércio de peles que aqui ele não tem vez.

http://www.youtube.com/watch?v=u-28__TFnEY


5 comentários:

  1. Compartilhado no meu facebook :D

    E estou seguindo você!

    Passe lá no meu blog depois: http://cosmosedamiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito Bem Alfreedinho! Bonita sua camisa hein? é de algodão?

    ResponderExcluir
  3. Muito massa!
    Valeeeu!!!

    Bruno
    http://questionandooespecismo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Compartilhado e parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  5. P.S.: Ah, já ía me esquecendo... fiz uma homenagem a você lá no meu mural do face! Dá uma olhadinha lá e me adiciona, pois o face não tá deixando eu lhe adicionar por lá!!! =))

    ResponderExcluir